Apresentação
A Associação de Cultura e Desporto da Brandoa, mais conhecida por ABCD da Brandoa, foi constituída em Fevereiro de 1987.

Surge na Freguesia da Brandoa, proposto por alguns moradores, que sentiram necessidade de criar um espaço onde se pudessem juntar, fazendo da Associação uma rede social de apoio.

Iniciou as suas funções com várias atividades culturais e desportivas, de onde se destaca o Teatro, o Xadrez, o Atletismo, o Karaté e o Andebol Feminino e Futsal.

Com o passar dos anos, e, depois de intensa atividade cultural e desportiva, onde se formaram grandes atletas, todos federados, tendo alguns representado as respectivas Federações quer em jogos nacionais ou internacionais. O objetivo inicial foi retirar os jovens da rua, situação que se tornou cada vez mais séria, abrangendo grande parte dos jovens da freguesia.

Inicialmente a Associação desenvolvia a sua atividade numa antiga escola, pré fabricada, com fortes fragilidades físicas, mas que foi sempre reparada pelos seus associados, de forma a oferecer um espaço condigno a todos os que o frequentavam.

Em 1996/1997, ainda na antiga escola, através da vontade e necessidade dos seus associados, o espaço da Associação serviu para responder a muitas famílias através de ATL para os seus filhos.

Do ATL até ao Jardim de Infância, foi um pequeno passo, que obrigou a que se constituísse uma equipa de funcionárias, mas também a alterar o seu vínculo jurídico. Assim passou de Associação para IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) o que permitiu estabelecer inicialmente acordo de cooperação com Instituto de Segurança Social para 25 crianças de Pré-escolar.

Este acontecimento deu fôlego financeiro para avançarmos, e, solicitar também acordos de cooperação para os utentes do ATL, quando ainda não existia a Escola a tempo inteiro. Foi o que aconteceu para 31 utentes que ficaram abrangidos por estes apoios, se bem que tínhamos mais alunos.

Até 2006 foi cumprida a nossa tarefa nas antigas instalações, ano em que surgiu o projeto Proqual e ocorreu então a hipótese de nos mudarmos para as novas instalações no Fórum Luís de Camões, local onde hoje estamos sedeados.

Assim desde 2006 que ficamos instalados num espaço mais pequeno, mas que reunia mais condições físicas, constituídas por duas salas de atividades, uma sala polivalente, instalações sanitárias, um gabinete e uma cozinha, onde foi possível desenvolver a atividade de pré-escolar para 50 crianças, que aqui encontravam apoio, acompanhamento pedagógico e alimentar.

Nesse mesmo ano, deu-se algumas alterações, através do Ministério da Educação, ao nível das orientações escolares para o 1º ciclo, ou seja os alunos permaneciam na Escola das 9h até às 17.30h, o que obrigou mais uma vez a algumas restruturações.

Após o convite feito pela Camara Municipal da Amadora para assegurarmos o projeto “Aprender e Brincar” na Escola EB1/JI da Brandoa, assim como as Atividades de Enriquecimento Curricular, o que foi de imediato aceite por nós.

Foi um desafio ganho e uma preocupação a menos, pois estávamos na iminência de ter que despedir funcionárias.

O convite foi posteriormente alargado para a Escola EB1/JI Sacadura Cabral e também para o JI nº2 da Brandoa, sendo que no ano de 2015/2016 estendeu-se para a Escola EB1/JI Brito Pais do Casal da Mira.

Tem sido um projeto muito ambicioso, que nos levou a aumentar os postos de trabalho, e que desenvolvemos com muito empenho e seriedade.

Em 2012, e, porque a nossa Instituição tem sido uma referência positiva, na área da educação, para todos os parceiros com quem trabalhamos, nomeadamente a Camara Municipal da Amadora, foi-nos proposto fazer a gestão da Creche, projeto que abraçamos com o maior carinho e dedicação.

Na sequência de desafios propostos e aceites, foi-nos solicitado pelas famílias um espaço onde os alunos do 5º ao 9º ano, pudessem estudar, preparar-se para os testes e houvesse aprendizagens ao nível dos métodos de ensino.

Daqui até à sua concretização foi um pequeno passo, pois o Agrupamento de Escolas Fernando Namora de imediato disponibilizou 3 salas na Escola Sophia de Mello Bryner Andresen, onde decorre presentemente as actividades.

Nº de utentes por resposta social:

Creche ......................................................... 41
Pré-escolar .................................................. 50
CATL ............................................................ 31
Aprender e Brincar-Pré prolongamento ..... 125
Aprender e Brincar- 1º Ciclo ...................... 305
AECs .......................................................... 660
Sala de Estudo ............................................ 60